homemquintafeira

Blogue da autoria de Manuel Leite da Costa

Sunday, November 27, 2005

JPC



A quase extinta Grande Reportagem publicou no passado sábado um excelente trabalho de 8 páginas intitulado " O Herdeiro de MEC", sobre o public intellectual português do momento, João Pereira Coutinho, ou para os mais familiarizados JPC.

É sempre um prazer ler as crónicas irónicas, ácidas, extremamente bem escritas e divertidas de JPC. Sejam as que pululavam no Independente até 2003, as actuais que minimizam o esforço de comprar 1 Kg de Expresso ao sábado, as da Maxmen em lugares menos próprios ou as quinzenais num dos jornais mais lidos do Brasil, a Folha de S.Paulo.

Aproveito o artigo, para voltar a ler o livro "Vida Independente 1998-2003", conjunto de crónicas de JPC publicadas no semanário. O prefácio de MEC diz ao que volto " Estas crónicas têm de ser lidas, pelo menos, duas vezes: uma vez pela alegria e pela liberdade; outra pela repercussão e pela profundidade." Vou lendo crónica atrás de crónica e escangalho-me a rir.

"A sra. Lili Caneças, num gesto heróico e largamente aplaudido, resolveu recauchutar as peles. Um abraço à Lili. Está muito melhor."- Governo Lili 20.04.2001; " Já esta semana, o segundo momento de esperança: Maria de Belém, abandonando o seu castelo, resolveu visitar as vaquinhas de Vila do Conde. Porquê? Ouçamos a ministra"Tenho um papel de identificação daquilo que são as implicações das decisões a nível de todos os sectores". Tal e qual. A frase mais fabulosamente inane alguma vez proferida por um membro do Governo - sem ser a brincar ou a delirar, ou a vigarizar conscientemente os contribuintes. Saiu-lhe. A sério." - A maldição dos fuínhas 28.01.2000; "Na presença dos meus primos - cinco aborígenes, versados em Chocapic- pude constatar que a figura do século, para eles, é Pedro Abrunhosa. Deus seja louvado! Eu gosto do Pedro Abrunhosa e sempre reconheci nas letras dele um fundo apaziguador de coerência ideológica. Ouçam os discos e verão: ele quer viajar pelo corpo da mulher amada, escorrer pelos seus braços, tocar na sua pele, ondular nos seus cabelos. No fundo, os meus primos adimiram um homem que tem a ambição, pacata e simples, de ser um dia um sabonete. Não é muito? É um começo."- É um começo 30.12.1999;"Qualquer um é capaz de escrever. Até Saramago. Mas a leitura é outra história" - Prata da Casa 23.05.2003;
"Dos 230 deputados, talvez 30 sejam pessoas alfabetizadas. Dessas 30, talvez 20 consigam ler um texto sem mexer os lábios. Dessas vinte, talvez 10 consigam escrever uma frase com sujeito, predicado e complemento directo. O que dizer dos restantes 200?"- A arte da rudeza 22.03.2002;" Deve ser do calor: no espaço de 3 semanas, recebi quatro convites de casamento. Num deles, serei padrinho. Não sei quem é a louca que me coloca nas mãos semelhante responsabilidade. Alegadamente, o padrinho "aconselha" e "testemunha". Pois sim. Eu, conselhos, não dou, exceptuando o clássico "não cometas essa loucura". E como testemunha, tenho dúvidas: a cerimónia é às onze da matina - e eu, às onze, não testemunho nada, excepto a minha própria miséria"- Calores 22.06.2001; " O Portugal Fashion voltou ao Porto.....As moçoilas da moda, segundo me contaram, não comem. Bebem chás, debicam e medicam-se em nome de uma bárbara elegância. Noções estéticas clássicas, que são sempre noções máximas de classe, não moram lá. Beleza, proporção, equilíbrio, harmonia, firmeza? Um pouco de compaixão. E algum bom senso, que é sempre o melhor e o mais difícil dos sensos. Estas petizas deviam estar na escola. Deviam ter uma alimentação rica e variada. Comer fruta e legumes. Praticar desporto. E não lhes fazia mal algum se ainda acreditassem na beleza área das cegonhas. O Porto quer marcar a sua posição no mundo, na cultura e na vida. Eu aplaudo. E acho que seria bom começo - e um profundo acto de caridade- se os organizadores da coisa começassem por dar uma lição severa à cristandade. Eu sei que o Tomé dos Frangos faz desconto para menores. Por isso rapazes levem-nas lá e digam que vão da minha parte" - Uma ida aos frangos 30.10.1998.

Há outras que me fazem pensar em prenúncios, claramente do Norte,já que JPC é de Leça: "Se os portugueses o não quiserem [Guterres], tudo bem, ele vai sossegadamente à vida. Aliás, não só vai à vida como é bem capaz de se enfiar numa acção humanitária e partir, sem reservas, para ajudar os famintos de África"- Um homem que é um santo 28.05.1999; "existe um Carrilho antes de Bárbara. E existe um carrilho depois de Bárbara. Um e outro partilham apenas a poupa."- Sexo é política 13.07.2001 ou ainda em A vida deste rapaz 01.03.2002 em que a rivalidade entre Cavaco e Soares é alvo de análise.

Os 29 anos de JPC são a esperança de o podermos ler ainda por muito tempo.

Fundador do mítico e já extinto blog A Coluna Infame http://colunainfame.blogspot.com/, com Pedro Mexia e Pedro Lomba, tem um site próprio http://www.jpcoutinho.com/ e a sua coluna da Folha de S.Paulo pode ser lida em http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/coutinho.shtml

0 Comments:

Post a Comment

<< Home