homemquintafeira

Blogue da autoria de Manuel Leite da Costa

Thursday, February 09, 2006

DoDo


Entre 1598 e 1681, exitiu nas ilhas Maurícias uma ave gorducha ( 20/23Kg), mentalmente limitada, demasiado amigável e com fraca capacidade de vôo, o DoDo. O animal estava habituado a viver isolado até chegarem à ilha uns navegadores portugueses propensos a churrascos. Como o bicho se sentia sozinho e queria fazer amigos, meteu-se com os cozinheiros e acabou como pitéu. Em 80 anos, os nossos antepassados extinguiram a espécie. Comendo-a ou deixando cães e outros animais que levaram para ilha em convivência directa com a ave.

1995 é o ano de lançamento da marca Parla con DoDo. Uma linha de jóias compostas por 1 grama de ouro apenas, da autoria da ourivesaria italiana Pomellato. Conjugação inteligente de marketing, inovação e design, desde cedo se assumiu "amiga do ambiente" e se tornou porta-voz da WWF Itália, ganhando logo ali a quota de mercado mais green. Associou-se à selecção italiana de equitação (DoDo Team) para conquistar os desportistas e deu nome à série limitada do modelo Y da Lancia, o Y DoDo para chegar aos apaixonados dos motores. Aos poucos alcançou o estatuto de artigo de colecção imprescindível a qualquer fashion victim que se preze. Frases como "Baciami sono il tuo principe", " Innamorato pazzo" ou “Amore, non correre” fizeram do DoDo um autêntico mensageiro de afectos.

Hoje a Parla con DoDo está nas melhores joalharias do mundo e é conhecida como uma marca italiana de sucesso. E o que tem Itália a ver com o bicho? Nada. Sendo um país mais de Totto (diminutivo de Salvatore) do que de DoDo deixaram-nos a fama de exterminadores e ficam com o proveito associado à marca. http://www.parlacondodo.it/

Se forem às Maurícias e se identificarem como portugueses, não se adimirem com a resposta pronta e o olhar dilacerado : " You Ate All Our DoDos!"

1 Comments:

At 10:06 PM, Anonymous Anonymous said...

Isso é uma grande treta. O sportugueses apenas queriam fazer amigos e esses passarocos nunca tinham visto um homem, entao saltavam para o taxo a pensar que era para nadar!!! Que culpa temos nós disso! E desde quando é que um cão come pássaros...Se fossem galinhas, ainda compreendia agora um passaroco com esse bico!!! Até um cão tem mais bom gosto!!!

Bem, já chega de brincadeira. Os Italianos apenas tiraram proveito de uma imagem que estava disponível no mercado. Penso que finalmente estamos a começar a faze-lo. Auguro um bom futuro para os nossos texteis. Ainda bem que os Chineses apareceram! Serviu para muito boa gente abrir os olhos!

Cumprimentos,

RC

 

Post a Comment

<< Home