O Segredo de um Cuscuz
La Graine et le Mulet no título original, é uma das pérolas cinematógraficas de 2007. Realizado por um jovem realizador franco-tunisíno, Abdelatif Kechiche, conta a história de Slimane, imigrante magrebino numa pequna cidade do litoral francês ( Sète).
Slimane, trabalhou toda a vida num estaleiro naval, constituiu uma numerosa familia com ramificações diversas, mas sente que não deixou nada para as gerações futuras. Não concretizou o seu sonho. Abrir um restaurante magrebino num barco que sirva Cuscuz de peixe e, acima de tudo, que sirva como âncora de união de todos os que lhe são queridos.
O filme tinha todos os ingredientes para cair nos esterótipos normais de filmes sobre imigração ( problemas de integração, desemprego, dificuldades familiares, etc), mas a sua grande virtude é não o fazer. Sem esconder nada do dia-a-dia de uma comunidade imigrante, mostra o outro lado, o da força da família, das tradições, do poder de uma comunidade que se quer integrar sem se descarecteizar.
Claro que há ainda uma dança do ventre fora de série de Rym ( enteada de Slimane) e o Cuscuz da ex-mulher de Slimane que apetece provar desde que aparece em cena...
Vencedor do prémio especial do júri do Festival de Veneza (2007), de 4 Césares, entre outros.
<< Home