homemquintafeira

Blogue da autoria de Manuel Leite da Costa

Monday, July 16, 2007

Yellow Ducks

Numa noite de Inverno de 1992, um naufrágio de um navio que seguia entre a China e os E.U.A. provocou a libertação em pleno oceano de 29 mil patinhos amarelos e demais amigos de borracha (castores, tartarugas, sapos, etc). Hoje, 15 anos depois, os oceanógrafos acreditam que os patinhos apanharam o giro subpolar e que muito provavelmente irão dar à costa inglesa durante o Verão. No entanto, caso algum dos animais de plástico fuja um pouco para sul e apanhe o giro subtropical, é bem possível que o encontremos nas nossas praias.
Curtis Ebbesmeyer, oceanógrafo, ocupa a sua reforma com o estudo deste insólito caso, por acreditar que os 27 mil km's percorridos pela bicharada podem contribuir para uma melhor compreensão sobre correntes e circulação média do oceano à superfície.
Colocou já cartazes em diversas zonas balneares pedindo a quem avistar patos que o avise. ( http://www.beachcombers.org/). Também a The First Year (empresa fabricante), oferece 100USD por cada animal que seja apanhado e devolvido. Num país que tanto se queixa de falta de ideias inovadoras. Aqui fica uma sugestão de negócio para um Verão em tons de amarelo.