homemquintafeira

Blogue da autoria de Manuel Leite da Costa

Friday, January 19, 2007


- Será que não compete ao Estado zelar pela resolução dos problemas em vez de os tornar na solução? Se há corrupção, homicídios, pedofilia, excesso de velocidade nas auto-estradas. Qual o papel do Estado? Tornar a sua existência na solução?

- Será que a solução do problema de um ser humano pode passar pela morte de outro, ainda por cima mais frágil? Estamos no grau zero da civilização? O que virá a seguir? A eliminação de toda e qualquer erva daninha da sociedade do bem-estar? A morte de idosos, doentes graves e pessoas com deficiência?

- Não compete ao Estado promover uma cultura de vida, incentivando a maternidade? Ou será que o mesmo Estado que se preocupa com a preservação das espécies animais e com o meio ambiente, apenas está disposto a deixar nascer aqueles que poderão ter “qualidade de vida”?

- Deverá o Estado pagar abortos e ainda por cima duplamente (comparticipando e permitindo a dedução de 30% em sede de IRS)? Quem analisa o trade-off entre estas intervenções e as enormes listas de espera? Quem faz a mesma análise custo/benefício em relação às intervenções cirúrgicas que não são comparticipadas?

- Não deveria o Estado pagar mais pelo nascimento de um filho adicional do que pela instalação de equipamentos de energia renovável (via IRS) ou do que pelo abate de uma oliveira ( via políticas comunitárias)?

- E já agora quem ganharia com a liberalização do aborto a pedido? Quem tem interesses económicos neste nicho? Haveria mercado para quantas clínicas de aborto?

- Qual o papel do Estado na protecção da mulher perante uma lei que a desprotege e a entrega a ela própria, desresponsabilizando o marido e tornando-a permeável ao mercado? E se o pai se opusesse ao aborto? E se a entidade patronal resolvesse despedir uma mulher por ter tido uma criança, num cenário de aborto legal?

- O que nos garantiria que ao contrário do que se passou nos outros países, o aborto iria diminuir em Portugal num cenário de legalização?

- Como seria feita a demonstração da gravidez pré 10 semanas? Por ecografia provavelmente…até já se ouve o bater do coração...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home