homemquintafeira

Blogue da autoria de Manuel Leite da Costa

Saturday, June 03, 2006

Béu Béu


Leio incrédulo a notícia. Um conjunto de deputados do PSD apresentou um projecto de resolução na Assembleia da República que visa instituir o dia 6 de Junho como o “Dia Nacional do Cão”.
Puxo imediatamente o meu último recibo de vencimento para confirmar que a minha empresa me continua a reter na fonte IRS devidamente. Como é possível gente que ganha a vida com os nossos impostos andar preocupada com uma tolice destas?
Mais, a proposta surge na sequência de uma petição subscrita por mais de 7 mil almas pedindo a criação de tal efeméride. Inacreditável!
Os argumentos pró-dia do béu-béu apelam à sensibilização de todos para o importante papel do cão na vida do Homem (contributos ao nível do combate ao tráfico de droga, no acompanhamento de cegos, entre outros). Não coloco esse papel em causa e até estou disposto a enumerar um conjunto de outros contributos relevantes. No entanto, nada que justifique a criação do dia. Então e o ratinho de laboratório não terá direito ao dia nacional também? E a bicharada toda que nos alimenta, colocando-se à nossa disposição no prato? E o Salmão com o tão precioso Ómega 3? Claro que o cão, segundo os promotores da coisa, é animal para incutir pedagogicamente valores de cidadania nas crianças e nos jovens. Que o digam os jovens das claques, quando os cães do policiamento aos jogos os impedem de incutir valores de elementar justiça nos gatunos do apito…
A escolha de dia 6 de Junho inquietou-me. Este ano pela primeira vez as diversas forças políticas suecas entenderam-se e o dia nacional Sueco foi declarado feriado oficial. Pensei obviamente que era o clássico PSD a inspirar-se no modelo sueco em contraposição clara ao modelo finlandês do Eng. Socrátes. Nada disso, a escolha do dia 6 deve-se à proximidade com o dia da Criança e à necessidade de alertar a sociedade para o não abandono da bicharada antes das férias. Por outro lado, a iniciativa quer-se supra-partidária, até pode ser que os finlandeses alinhem nela e passemos a ver os nossos deputados naquela cena do café+jornal em cima da bancada do hemiciclo, agora acompanhada com biscoito para cão.
Ainda bem que ninguém se lembrou que 6 é mais próximo de 10 do que de um 1. Senão estava em causa a proximidade do cão ao país em escala superior à criança e isso seria muito incómodo…para o cão obviamente.
Enfim, o desejo desta gente é discutir a questão ainda na presente sessão legislativa e consta que o ilustre presidente da Assembleia da República ficou agradado com a proposta. O meu desejo, com deputados destes, é cada vez mais ir viver para a Suécia, como na música dos Divine Comedy “I would like to live in sweden/When my work is done/Where the snow lies crisp and even/’neath the midnight sun/Safe and clean and green and modern/Bright and breezy¡ºfree and easy/Sweden¡ºsweden¡ºsweden¡ºin sweden/I am gonna live in sweden/Please don’t ask me why/For if I were to give a reason/It would be a lie/Tall and strong and blonde and blue-eyed/Pure and healthy, very wealthy/I’ll grow wings and fly to sweden/When my time is come/Then at last my eyes shall see them/Heroes every one/Ingmar bergman/Henrik ibsen/Karin larrson/Nina persson”

1 Comments:

At 7:36 PM, Blogger RC said...

Bem, o feriado no dia nacional foi mais uma compensação por outro feriado que foi retirado! Mas concordo que se se decretar um dia dos cachorro, também se deveria decretar um dia do animal de laboratório, pois muito sofrem por todos nós!

Cumprimentos

RC

 

Post a Comment

<< Home