homemquintafeira

Blogue da autoria de Manuel Leite da Costa

Thursday, January 11, 2007

Ainda há pastores ?



"Ainda há Pastores? "(2006) realizado por Jorge Pelicano (29 anos) e escrito por Cátia Vicente, João Morais e Jorge Pelicano é um documentário de 80 minutos sobre o Portugal que está a desaparecer. Um país de pessoas genuínas e simples. Pessoas que levam uma vida sofrida e marcada pela extrema solidão em Casais de Folgosinho, um vale perdido e abandonado na Serra da Estrela. A tudo resistem. À falta de luz, de água canalizada, de estradas dignas desse nome, aos Invernos rigorosos, à música pimba e até a um realizador em busca de material para a sua primeira obra.

Casais de Folgosinho foi um autêntico santuário de pastores, a meca da Estrela em cabeças de gado. Hoje, como em muito interior deste país, apenas resistem os mais velhos. Já ninguém quer ser pastor. Ou melhor, Hermínio (27 anos) tenta resistir à tentação do mundo com folgas ao Domingo e lá vai guardando o seu rebanho ao som de Quim Barreiros ( ídolo que acaba por conhecer durante o filme e de quem até recebe um telemóvel em pleno concerto, a lembrar o "Tou Xim" dos primórdios da Telecel).

Na 12ª edição do Cine`Eco – Festival de cinema e vídeo de ambiente da Serra da Estrela -recebeu o Prémio Lusofonia para melhor obra a concurso produzida e realizada em país lusófono e a menção honrosa atribuída pelo Júri da Juventude. A SIC Notícias promoveu em época Natalícia...as salas de cinema têm enchido.

http://aindahapastores.blogspot.com/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home